Blog

Projeto Institucional Literário e Cultural

Projeto Institucional Literário e Cultural

Turmas: Educação Infantil / Ensino Fundamental

Tema: O fantástico mundo da leitura e a cultura para a sustentabilidade!

INTRODUÇÃO:

A literatura propicia uma grande oportunidade de criar asas para imaginação, e a partir de várias situações construírem uma amplitude de conhecimentos a partir de cada leitura vivenciada.

O significado em latim da palavra literatura é “uma instrução ou um conjunto de saberes e habilidades de ler e escrever bem e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão se refere especificamente  à arte ou ofício de escrever de forma artística” ( WIKIPÉDIA). E sob essa perspectiva é possível entender porque a literatura transita com tanta facilidade às outras artes.

Com o foco neste conceito, estaremos ampliando neste projeto institucional o universo da literatura de maneira interdisciplinar, abrangendo conteúdos curriculares, como  os fenômenos naturais, meio ambiente , ética e cidadania com a proposta de construirmos uma sociedade mais sustentável.

Por isso, no início do projeto, estaremos fazendo um grande levantamento com os alunos e alunas da educação infantil e ensino fundamental sobre o que sabem, o que pensam e como agem a cerca deste assunto. Os livros literários foram indicados de acordo com o conteúdo curricular vivenciado em cada turma.

A partir do desenvolvimento do projeto serão realizadas campanhas de comunicação, ações que envolvam toda comunidade escolar, agregando de forma efetiva novos valores às práticas já desenvolvidas dentro da escola e das salas de aula.

Sabemos que a Educação tem se mostrado um dos melhores caminhos para promover mudanças duradouras de atitudes e comportamentos. Esperamos mais uma vez contar com a parceria de todos em especial às famílias neste projeto educacional!

 

JUSTIFICATIVA:

Este projeto pretende relacionar a literatura aos conteúdos ministrados nos referenciais curriculares de acordo à especificidade de cada turma da educação infantil e ensino fundamental.

Cada turma irá desenvolver as propostas de atividades de acordo com os livros literários a partir da temática escolhida.

 

OBJETIVOS:

  • Compreender sobre a importância da Sustentabilidade;
  • Trabalhar o conteúdo proposto nos referenciais curriculares mediado com a Literatura adotada em 2013;
  • Explorar o imaginário infantil;
  • Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação das diferentes formas;
  • Valorizar a opinião e o gosto pela leitura dos alunos e das alunas;
  • Promover um espaço para ser demonstrado o que está sendo trabalhado em sala de aula, incentivando o senso crítico da leitura das crianças;

METODOLOGIA:

TURMAS:

PROPOSTAS DE TRABALHO (Ações)

Maternal: I II e III.

Livro: Como começa?Trabalhar a importância dos acontecimentos, roda de conversa e rotina diária;Identificar nos acontecimentos da natureza, nas manifestações culturais se existem ou não começos e finais.Imaginário, faz de conta através dos contos abordados no livro.Linguagem Oral e Escrita: trabalhar as letras iniciais dos nomes, reconhecer as vogais e o alfabeto.Matemática: calendário, 1º dia do mês, 1º dia da criança c/ o passeio c/ a família.

Natureza e Sociedade: Atrações sobre o circo, trabalhar sobre o dia e a noite, ciclo da vida ( ovo, pintinho, galinha) , metamorfose da borboleta, nascimento  e o

e o desenvolvimento do feijão.

Artes e Música: Colagens e pinturas sobre aspectos naturais (mar, vento, sapo, sabiás) e sociais (amigos e família).

Avaliação: Será a partir da observação, do interesse, participação das atividades realizadas.

1º Período e 2º Período

Livros:

  • O Enigma da Lagoa
  • Gotinhas no mundo

Meio ambiente, importância da água na vida do planeta, preservação, animais em extintos e não extintos.

1º Ano e 2º Ano

Livros:

  • Letra de forma
  • O passeio dos Brinquedos
  • O gato Xadrez
  • 10 Motivos para amar os livros
  • Conversa de bicho
  • Roda de Letrinhas
  • A façanha da D. Aranha

“O mundo fantástico da leitura e escrita”.

Ampliar o universo cultural da leitura e escrita para turmas de alfabetização

Trabalhar a sustentabilidade através de bons hábitos e informações.

Visitas às bibliotecas (Lagoa do Nado /Centro Cultural)

Tarde de visitação com a autora dos livros;

(no dia da exposição) verificar com ed. Lê

Toda sexta feira será enviado para casa o livro literário com atividade. Em 2º momento do projeto será realizado o rodízio dos livros literário do 1º e 2º ano.

Apresentação de uma Contação de História ou Teatro nas Mostra Cultural e Literária.

Confeccionar o livrão da obra: O gato xadrez!

Trabalhar com os alunos a sustentabilidade nos eixos: ambiental, social e econômico.

 

3º Ano e 4º Ano

Livros:

  • Os heróis da Tsunami
  • Lila e o Segredo da Chuva
  • Fenômenos da Natureza
  • Cenas da Terra
  • Espetáculos da Vida
  • Caminhos da Água
  • Colorina Árvore da Vida

Exposição Geográfica:

Elementos da Natureza: Oceano / Rio / Lago/ Água.

Floresta / Mata / Deserto/ Campo / Cerrado/ Caatinga – Características dos fenômenos.

Sustentabilidade e os fenômenos naturais.

 

CULMINÂNCIA:

21/09/2013 – SÁBADO – MOSTRA CULTURAL E LITERÁRIA ( Exposição dos trabalhos)

Visitação ao Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus – Ensino Fundamental –  trabalhar a sustentabilidade no foco social: “Respeito às diferenças”!

Visitação as bibliotecas: Centro Cultural e Lagoa do Nado – trabalhar a sustentabilidade no foco social: Ampliar o universo cultural através da leitura.  Ensino Fundamental

Campanha sobre o Combate à Dengue! – trabalhar a sustentabilidade no foco ambiental e social!

Aula passeio interdisciplinar aos arredores da escola, com a proposta de observar e registrar os problemas ambientais ocasionados através das ações humanas – Turmas: 3º e 4º anos do ensino fundamental.

Manhã de Convívio – Atividade social na Praça, promovendo integração escola e comunidade – Trabalhar a sustentabilidade no foco social.

Passeio Extra Classe Educação Infantil – 2º semestre – ( Borboletário ( verificar se está em reforma e/ou Parque Ecológico da Pampulha).

REFERÊNCIAS:

Livros Literários adotados: Editora LÊ

Enigma da Lagoa

Como começa?

Letra de forma

O passeio dos Brinquedos

O gato Xadrez

10 Motivos para amar os livros

Conversa de bicho

Roda de Letrin

A façanha da D. Aranha

Os heróis da Tsunami

Lila e o Segredo da Chuva

Coleção Fenômenos da Natureza:

Cenas da Terra

Espetáculos da Vida

Caminhos da Água

Colorina Árvore da Vida

 

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é , o que não é. Ed: Vozes.

Tsunami

Muchamore, Robert. Tsunami. Porto Editora.

www.wikipedia.com.br

 

Avaliação:

Processual, será avaliado todas as etapas do projeto.

1

Discussion

  1. vanessa  setembro 27, 2013

    A MOSTRA CULTURAL E LITERÁRIA, FOI MUITO LEGAL E BEM CRIATIVA PARABÉNS A TODOS

    (reply)

Adicione um comentário