O trabalho proposto para o ensino fundamental parte de temas do cotidiano e do interesse do aluno, considerando-o como sujeito ativo e participante de todo o processo. Articula-se a aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes e, como inovação é introduzida uma abordagem que enfoca a metodologia de pesquisa, propondo, alem da obtenção de informações, conhecimentos procedimentais.
A primeira função da escola é a formação da cidadania, desenvolvendo competências e habilidades ancoradas nos conteúdos de conhecimentos necessários aos sujeitos sociais. Por meio da educação, o aluno constrói ferramentas para compreender a realidade, situar-se nela, interpretá-la e propor alternativas para mudanças necessárias. A escola também deve colocar-se em movimento, progredir, coletivamente, implementando ações em uma aventura em busca do novo.
O 1º ano do ensino fundamental apresenta as áreas do conhecimento organizadas de maneira integrada e introduzem o aluno nas linguagens oral, escrita e matemática. A alfabetização prioriza a aquisição do sistema convencional de escrita e o desenvolvimento dessas habilidades nas práticas sociais que envolvem a língua escrita.
A leitura e a escrita da linguagem matemática são entendidas como ato de compreender, interpretar e transformar para reconhecê-las como parte integrante da vida.
As demais áreas curriculares são abordadas no bojo do ensino e da aprendizagem das linguagens, num trabalho contextualizado, comunicativo e interdisciplinar.
As atividades propostas são interessantes e desafiadoras, desenvolvendo diferentes habilidades do aluno. Utilizam sempre que possível uma situação-problema e elegem a pesquisa como eixo de formação. Propostas extraclasse também são sugeridas, deixando o professor livre para integrá-las em seu planejamento no momento mais oportuno.
Plano de Ensino
Língua Portuguesa;
Matemática;
História;
Geografia;
Ciências;
Psicomotricidade;
Inglês;
Ética e Cidadania;
Arte;
Ballet;
Judô;
Educação Física.
Do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, a Coleção Fundamento do ético Sistema de Ensino apresenta as áreas do conhecimento de maneira sistemática, permitindo ao professor flexibilizar o tempo escolar, para que possam ser agregados outros instrumentos ao trabalho docente, por se compreender que o fazer do educador não deve se respaldar apenas no uso do material didático.